(Entre) (Parentes)

Diz o ditado que pato e parente só serve pra sujar a casa da gente. Jayme Lerner afirma que vizinho é parente por parte de rua. Apaixonados e poetas são parentes por parte de lua.

Drogados e traficantes são parentes por parte do vício. Arquitetos e engenheiros são parentes? Depende do edifício. Espíritas e espíritos são parentes por parte do além. Católicos e muçulmanos também. Há paEntrem, parentesrentes bonitos, os do tipo esquisito, sem contar com os astrônomos e os planetas, parentes por parte do infinito. Carecas, cabeludos, há parente pra tudo. Tanto que basta cantarolar “não se reprima” e pronto,você vai conhecer todos os seus parentes por parte dos Menudos. Há estudos interessantes comprovando cientificamente que quanto mais longe, melhor o parente. Chegam atrasados em enterro, erram o nome do morto, dizem parabéns pra viúva, quem aguenta? Plantas e agricultores são parentes por parte de chuva. Alguns parentes são bacanas, outros te devem uma grana. Há parentes em toda parte, eles são tantos. Quem tem conta corrente na mesma agência são parentes por parte de banco. Jipeiros são parentes por parte de barrancos, somos ligados por parentescos em tempo integral. Bebês são parentes de maternal. Depois passa o tempo e vem a idade. Então se tornam parentes por parte da universidade. Elos invisíveis, conexões consanguíneas, sintonias finas, ligações eternas, tudo que existe está ligado a mim e a você. Eu gosto de House, outros de Faustão. No fim, somos parentes por parte da TV. Os que vivem sozinhos são parentes por parte da solidão. Carentes são parentes porque algo em comum lhes faz falta. Artistas são parentes por parte da ribalta. Alguns são parentes improváveis, como o sujeito que era avô de si mesmo. Existe quem goste de porco: são parentes por parte do torresmo. E os naturebas, aqueles que não comem quase nada? São parentes por parte da salada.

Testemunhas são parentes por parte de crimes. Torcedores são parentes por parte de time. Parentes nos visitam, nos fazem surpresa, surgem de repente dizendo que saudade rapaz. Há os mais famosos como americanos e Talibãns,  parentes por parte da falta de paz. Necessitados, exagerados, inconvenientes, parentes formam clubes pouco visitados. Quem aprecia museus não seria parente por parte do passado? Há os que nunca se ajeitam, outros que reclamam de dor no joelho, diversos são Phd. No entanto, se o carro não pega o que fazem? Chamam você. Parentes nos fazem rir de histórias inacreditáveis, guardam segredos de família, promovem reuniões urgentes e o que trazem de presente quando voltam da Itália? Uma toalha. Viver seria mais legal sem parentes? Não acredito. A ideia do pertencimento, a noção de identidade, são o primeiro referencial, são a última instância. Crianças são parentes por parte da infância.

(Entrem,) (Parentes) Talvez, é só uma hipótese, a gente seja uma grande família. E se isso estiver certo, o melhor a fazer é agradecer quando um parente acerta e desculpa-lo quando erra. Afinal, somos parentes por parte da terra. Dividimos o planeta, fronteiras são apenas um tipo de cerca. Temos parentes onde quer que a gente vá. Como já disse o Veríssimo,  até o Papa (mesmo o argentino) tem um parente no interior do Paraná. As pessoas que escolhemos, aquelas que gostamos e, entre essas, as que elegemos para amar, as que não saem da nossa alma, as que vivem em nossas mentes, que parentes deliciosos, quanta saudade causam. Têm um jeito de olhar, um modo de rir, nos tiram do ninho. São parentes por parte do carinho. Por camaradagem, pelo egoísmo, pelas tristezas, pela felicidade, somos parentes por parte da nossa humanidade. Quando a água cai em terreno seco, lembro da minha alma amada. Somos parentes até por gostar do cheiro de terra molhada. Quando nos sentimos sós e desamparados, quem melhor que os nossos melhores amigos, estes parentes de todos os momentos, parentes por parte de sentimentos. Quando se vão, que vazio, quanto frio. Quando voltam, eles sempre voltam, bastam poucos segundos e pronto. Volta a intimidade, o tempo não pesa, a reciprocidade brota, nada aconteceu. Humanos não são estranhos porque falam diferente, se vestem de outro jeito ou comem coisas esquisitas. Humanos são pessoas como ele, ela, eu. Acho que somos todos parentes. Parentes por parte de Deus.

Anúncios

Publicado por mariel

Desde 1959 tem sido assim

13 Comments

  1. Republicou isso em Eis a questão …e comentado:
    Só vou dizer que é um texto muito especial. Vocês entenderão quando lerem!

    Curtir

    Responder

  2. Dessa vez até me faltam as palavras para elogiar à altura!
    O conteúdo, a sonoridade, a proximidade… tudo que nos faz sentir parte!
    Queridos os parentes de blog também!

    Vou compartilhar no meu blog, espero que não se importe (e que pelo contrário até goste!)

    abraço

    Curtir

    Responder

    1. Claro que gosto, agradeço e fico feliz, Olivia. São emocionantes esses encontros, te digo com sinceridade.

      Curtir

      Responder

  3. Muito bom! Senti-me ampliada e pertencente ao universo lendo o teu texto. Parabéns e grata.

    Curtir

    Responder

    1. Você é uma querida, querida, querida

      Curtir

      Responder

  4. Inteligente… E muiiiiito engraçado! Gostei!

    Curtir

    Responder

    1. Dá-lhe! Muito, super, hiper obrigado. Acho que somos parentes por parte de blog
      Abraço

      Curtir

      Responder

  5. Que visão maravilhosa você tem do mundo!! A vida É isso.

    Curtir

    Responder

    1. Eu sou teu parente por parte de admiração: vivo babando nos teus pontos. Um plexo daqueles pra você!
      Mariel

      Curtir

      Responder

  6. Foi você mesmo que escreveu isso ?
    Ficou muito bom ,escreve demais.
    OBS:comentei o outro post sem querer tá .
    bjosss
    http://depoisgarota.com

    Curtir

    Responder

    1. Fui eu sim, Karine. Fico muito, hiper, super, mega feliz que você goste. A recíproca é verdadeira: vivo espiando teus textos, opiniões e posts. São sempre muito legais. Escrever é bom demais, não?

      Curtir

      Responder

      1. Muito obrigado pelo comentário lá no blog.
        Adorei as frases que você usou .você tem uma forma de expressão do mundo incrivel
        bjosss

        Curtir

        Responder

Estou adotando comentários. Deixe o seu aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s