A mais bela definição para saudade que conheço vem do Chico. “É como um barco, que aos poucos descreve um arco e evita atracar no cais”. A descrição chega a ser cruel. É possível ver a cena, a nau se movimentando lentamente, a esperança à vista, o olhar descrente, o abandono vagaroso do porto, o mar impondo distâncias entre você e as suas lembranças. Ainda que seja mais bonita do que a verdade, sugiro uma atenção cuidadosa da saudade. Ela arde, dá boa poesia, mas não liberta. Ah, o pão de queijo da minha vó. Bom mesmo era o Opala. No tempo dos militares isso não teria acontecido. Acontece que passado é fascinante porque passou, não está mais lá, pode ser editado e prosseguir te confundindo infinitamente. O passado não é um lugar, é um covarde que descreve um arco e evita atracar no cais. O futuro é um bom inspirador de filmes, contos, livros e pessoas. Mas se trata, ele também, de um farsante. Trata-se de uma promessa, uma premissa, uma aposta. É assim e por isso que desejo algo além da poesia. É o amor que levo de presente em cada um dos teus dias.
74 comentários em “Um dia por vez”
Os comentários estão encerrados.
Poética definição. Coisas do Chico.
O passado é como um covarde q não quer ir só, e q quase nos cega, a ponto de caminhar um pouco com ele, p um lugar q não se consegue chegar, muito menos viver como antes.
O futuro é outro malandrinho q quase nos cega, e por vezes, impede-nos de viver aquele q está mesmo conosco, o nosso verdadeiro amigo, o presente.
Abraços, O Miau do Leão
CurtirCurtido por 1 pessoa
Foi mais do que um comentário, foi um alerta do leão que mia. Melhor ficar atendo. Honrado com tua visita, de coração (de leão)
CurtirCurtir
:-) Esqueci-me de citar o “opala”…. Aquilo é q era um carro…uma Ferrari dos mortais.:-)
CurtirCurtir
Estou pesquisando. Cada história…
CurtirCurtir
Coisa mais linda e inspiradora!
O que vale é o hoje.
Que presente mais lindo se apresenta aqui!
Grata!
beijos
CurtirCurtir
Mariana, o que vale e o hoje vivido, errado, acertado, visto, tentado, o hoje dos que arremangam as mangas e fazem a semeadura tanto do chão de virão as coisas quanto da poesia, que é pra onde elas vão. Se bem que sabes mais do que eu a respeito disso. Grato a você, grato a você.
CurtirCurtido por 1 pessoa
A gratidão é minha!
<3
CurtirCurtir
Somos dois gratos então
CurtirCurtido por 1 pessoa
O futuro é inspirador de (mais que) boas crônicas de um gaúcho colorado e, quando chega, felizmente a saudade atraca no presente.
CurtirCurtir
Gustavo, estás promovido à gerente geral do nosso ctg, eta elogio bom, gaudério. Quanto ao Inter, falta muito ainda por fazer. Talvez somente em 2017 seremos campeões do mundo, nosso lugar de destino. É o futuro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tempo bom, e haja tempo, era quando o Flamengo tinha time para disputar final com o Internacional.
CurtirCurtir
Gustavo, Zico e leonardo me fizeram sofrer. Entende o que digo que voltar ao passado não é bom?
CurtirCurtido por 1 pessoa
RSRSRS…
Um futuro melhor virá para todos nós!
CurtirCurtir
Para todos, mesmo os flamenguistas, querido
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um dia de cada vez, sempre. Abraço.
CurtirCurtir
Querido Chronosfer. Um dia de cada vez. Sempre e pra quase tudo. Abraços coloradíssimos!
CurtirCurtir
Eita que aportei nesse cais e saio daqui com a alma lavada, passada e perfumada com tanta beleza e verdade expressa. Obrigada Mariel!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Roseli é a primeira a dama da biblioteca que surge, montada em seu livro branco. Epa, acho que tomei vinho demais. Mas falando sério, que bom você nesse porto.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Boa Mariel! Gostei de ser a dama da biblioteca. E falando em vinho, tudo de bom! Combina com um bom livro e o aconchego de uma biblioteca, rs
CurtirCurtir
Não apenas dama. A primeira dama da biblioteca
CurtirCurtido por 1 pessoa
Incrível seu texto, Mariel!
Acho que eu deveria lê-lo todos os dias, porque tenho uma enorme tendência de viver com saudades daquilo que passou. Vou tornar essa frase o meu mantra:
“Acontece que passado é fascinante porque passou, não está mais lá, pode ser editado e prosseguir te confundindo infinitamente.”
Uma ótima semana!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Doutora, vou contar um segredo pra ti. Achava que devia declarar guerra ao passado. Até que entendi, não assim, sorrindo como agora, que ele não está mais ali.Não é que se esconda, simplesmente não existe, é uma sombra, a tentativa triste de tentar prender o momento em uma fotografia. Presente, presente, presente. Esse é o meu mantra para andar ao lado de gente boa como você.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Juro que eu tento fazer isso…
Talvez até esteja conseguindo pouco a pouco…
Mas não é fácil!
😕
CurtirCurtido por 1 pessoa
Desconfio que estejamos conseguindo. Aos poucos, devagar, mas conseguindo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bem calculado. Não perdeste a medida, lindo e tocante texto. Sim. É o amor que conseguistes transmitir. Um mestre.
Mas, bem que poderias contar alguma aventura de opalão. Outro dia mesmo eu estava aqui a matutar o que é que os garotos vêem tanto em turbinar, enfeitar, enfim, gastar um grana no xodó de quatro rodas. Pode contar editado, com o verniz do tempo.
Um grande abraço Mariel
CurtirCurtir
Adorei o desafio. Vou pesquisar e está prometido: opala, o tema!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom, já que ele será adotado, deixá-lo-ei:
Não sei não se ela é mais bonita que verdade. Eu diria que não. No entanto, é uma delícia sentir. Acontece que ela não existe só em razão do que passou. Existem outrassss razões. Quanto ao futuro não posso discordar, até porque ele às vezes chega, sem chegar. E é aí que a definição cai como uma luva. Agora, pra mim, antes e depois da poesia, só poesia. E, claro, ela é muito mais que aquilo que se vê. Nela cabe o universo. haha, quanta abobrinha né? tá bom. Fuiii!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom, quem sou eu pra discordar da poeta, ainda mais sobre poesia. Se entendi, discordamos das razões das saudades. De minha parte, pode ser linda. Mas tem um quê de ardida que prefiro não.
CurtirCurtido por 1 pessoa
nem vem tá? tenho certeza que ardida ou não ninguém escapa. nem vocêzinho.
CurtirCurtir
Eu sou um chorão, Cris!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Eu sei. Os piores são esses que posam de não.
CurtirCurtir
Maldita saudade. Por vezes pensei viver dela.
CurtirCurtir
Cristino, querido. Um patrão da saudade, o dono da saudade. Isso dá o que pensar. Viver de saudade. Eita. Vou ter que refletir sobre.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mas é verdade Mariel, as vezes passo tanto tempo sentindo saudade de tudo, de tempo em que as coisas eram assim e assado, e você fica, fica e fica na saudade até esquecer do presente. É de se preocupar, porque o presente anda tão mal que meio que criamos uma maquina do passado na cabeça, como naquele livro “em algum lugar do passado” do Richard Matheson.
CurtirCurtir
Mas a minha resposta era pra reforço a pertinência do teu ponto de vista. De fato, criamos uma máquina do passado. E como você, não tenho dúvidas: é uma máquina poderosa. “Em algum lugar do passado” é um livro ótimo.
CurtirCurtir
Bem, há de sempre tentar vivenciar bem o momento presente! É viver o agora :)
Agora, sobre o passado… daquilo nos deixa saudades… Podendo e querendo revisitá-lo porque não?
Quando eu ia visitar minha avó, passar umas horinhas com ela…. Ao me levar no portão, após me dar um beijo na testa e ainda com as mãos em minhas faces, olhando dentro dos meus olhos me dizia: “_Você vai onde o seu coração te manda…” eu então dizia: “_Vó! Enquanto minhas pernas me levarem, eu irei sjm!”…
Hoje em dia minhas pernas não me deixam ir livremente… requer até custos… Assim, meu barco fica muito mais atracado… Pelo menos a nau que segue pelos mares da internet essa sim ainda me leva livre em matar as saudades de alguns :)
Beijão!
CurtirCurtir
Lella, que bom você por aqui. Recomeçamos nos nos frequentar, o que é bom. Sua vô era uma sábia, querida. E sabia o coração bom e a alma guerreira da neta que tinha. A vista do meu ponto ensina que há muitas formas de se ficar parado e outras tantas de se movimentar. Você encontrou a sua. É o que conta. Beijão também!
CurtirCurtir
Como diz a poesia “quando pronuncio a palavra Futuro, a primeira sílaba já pertence ao passado…” bjs
CurtirCurtir
É pra onde o futuro sempre vai. Beijos.
CurtirCurtir
Caro Mariel, gosto do seu pensar.
E quanto a saudade, preciso falar dela, sob a minha ótica. Estou vivenciando a descoberta de que até hoje eu não sabia realmente o que, ou quem, era essa tal saudade. Mas essa danada decidiu estabelecer uma relação muito íntima comigo. Relação que dói, arde, aprisiona e consome… Porém, é necessário deixá-la se expressar para conhecê-la e saber como tratá-la e como impedi-la de se instalar definitivamente em minha vida, em meus pensamentos. É um exercício diário para não convidá-la a fazermos um brinde às boas (ou más) lembranças que ela trás. Já nem sei o que dói mais, se é a saudade ou o exercício de impedir a sua permanência.
Penso que a saudade pode ser saudável se não resolvermos fazer dela a nossa melhor companhia.
PS.: Há dois meses minha mãe dá continuidade à sua evolução em outro plano, merecidamente.
Abraço.
CurtirCurtir
Solange, que bom que vieste e que gostas do meu pensar. Sendo sincero, meu pensar é estreito. Mas minha sede me motiva a alargar os limites. Fiquei aqui conjecturando. Se a relação arde, dói, aprisiona e consome, o que há de simétrica e útil nisso? Claro que falo a partir do meu filtro e penso que se o sofrimento é inevitável, a saída dele é uma escolha. Entendo que é preciso tempo e defendo que as dores são legítimas. Como vejo, saudade não é companhia em momento nenhum. É um instante cuja duração depende dos nossos acordos com a vida. Imagino que sua maezinha faça falta, elas sempre fazem. E se é verdade que existe um outro plano, talvez você possa concordar comigo nisso: estamos conectados uns aos outros por laços que nos escapam. Como te disse, a saudade é um lamento pelo hiato que causa e pelas distâncias que impõe. Mas se algo precisa nos comandar que seja a o amor ou a fé: ambos removem montanhas. Fique bem,
outro abraço.
CurtirCurtir
Perfeita descrição de um sentir… tão intenso…
É cruel, sim, por vezes, mas como dizia o sábio:
“Mais vale sofrer por senti-la de que não saber o é.” :)
Abraço, Mariel.
Saudades.
CurtirCurtir
Dulce, que visita bem-vinda. Devemos mais ao grande talento do Chico do que a qualquer outra atividade, mas se você veio, o dia está ganho. Super abraço!
CurtirCurtir
Lindo !
CurtirCurtir
Primeira mensagem lida do dia.Ou seja: o elogio é pra mim. Grato, grato, grato!
CurtirCurtido por 1 pessoa
D☺E NADA, DE NADA , DE NADA !☺
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vi, bem-vinda pensei assim que te vi.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grata ! Tu és bem vindo também !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eba!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom, Mariel!
Assim é a saudade.
Abraços.
CurtirCurtir
Paulo, Paulo, Paulo. Que bom você por aqui, nesse carinho além mar. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Preciso comentar aqui, mas só comento com calma e elndo com cuidado. Agora estou correndo, então não vale. O pouco que consegui ler, me fez lembrar de você assim que ganhei o prêmio. Se não curtir, não tem problema, mas gostaria que soubesse assim mesmo.
Te indiquei para o prêmio DARDOS!! Se já tiver ganho, tranquilo, é um prêmio e vai assim mesmo com todo meu carinho.
É seu.
https://morgauseds.wordpress.com/2015/12/16/premio-dardos/
RESPOSTA
CurtirCurtido por 1 pessoa
Em primeiro lugar, agora você me deixou curioso. O que será que vai dizer, assim que parar de correr? Agradeço de coração a indicação, carinho é sempre sempre sempre tão bom! Te esperando sempre por aqui. E te espiando sempre por aí.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Opa! tenho que produzir algo então. :) Estou em falta com meu blog e com aqueles que sigo. Mas é uma cobrança interna, nunca vou me acostumar com ela. rsrs
Adorei o que escreve e como escreve, ainda não li tudo, mas o que li já fez valer a indicação. Parabéns! ;)
Vou criar mais tempo, estou precisando. Vamos ver como me saio.
Bjo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Beleza. Vamos caminhando sem pressa. Também é um jeito de chegar lá
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, eu ainda não consigo escrever sem meu coração envolvido nisso completamente. As vezes o que vai no meu coração é impublicável, segundo um amigo advogado rsrs aí eu demoro mesmo.
Bjo e Feliz Natal!!!
CurtirCurtir
Super feliz Natal querido
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei o texto :D
Ah…a saudade
Beijos e até mais,
Jayane Fereguetti
https://ulalahmundo.wordpress.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
É como um barco, é como um barco. Beijo pra ti também!
CurtirCurtir
Bora pro futuro, Mariel!
Por ora, que o menino Jesus nasça em nosso coração e nele faça morada durante todo 2016.
Beijo ternurento
Clau Assi
CurtirCurtir
Bora, bora.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grande Mariel,como belos textos mostrando que podemos voltar ao passado ao ler pequenos trechos de um belo texto.
Bom hoje
Te indiquei em uma tag, se quiser dar uma olhada: https://vivimetaliun.wordpress.com/2015/12/26/tag-bloggers-recognition-award/
Fique a vontade para responder ou não.
Beijos ♥
CurtirCurtir
Acompanho o teu blog desde o nascimento. É uma alegria sempre, a cada visita. Honrado com a tua indicação
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada querido fico muito feliz por aceitar a indicação :D
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho que entendo bem o conceito. Bem, minha profissão exige isso, mas – sempre ele – há presentes que nos empurram para frente, ou para trás, quase um pêndulo evitando o precipício. 😏 Até!
CurtirCurtir
Olha só, um pêndulo. Você não tem ideia do quanto isso esclarece coisas pra mim. Um beijo tipo aplaudindo de pé!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Seu comentário me fez feliz hoje. ;-) Adoro quando algo que escrevo é útil para alguém. Amo muito tudo isso…rs Curvando para agradecer, na boca de cena hahaha
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dá uma olhandinha, subindo um pouco o olho e observando a platéia: o mais entusiasmado sou eu ali, te aplaudindo.
CurtirCurtir
É realmente uma boa inspiração, mas sem cuidado te toma a vida.
Dói, machuca e faz sangrar, não tem como viver assim.
Mas como não viver assim? Esse é o truque.
Se descobrir, engarrafa e vende. Eu compro. ;)
Agora, compro três vezes mais, se descobrir como não viver no futuro, aquele que nunca chega.
Parece que um faz parte do outro e por isso amei seu texto, mais uma vez.
Bjooo Mariel.
CurtirCurtir
Viver no futuro e no passado, que perigo. Nada como uma bicicleta para nos dar uma boa noção de realidade e separar uma coisa da outra, hum? Beijo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exato. Mas já estou olhando pra minha agora mesmo. Nem tem como fugir. rsrs É bom, eu gosto.
Bjooo
CurtirCurtir
Então aproveita!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sempre. ;)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa!
CurtirCurtido por 1 pessoa