Andar de carro é algo que me surpreende. Você parado e a 60 por hora ao mesmo tempo, não é algo? O celular me impressiona também. Pra ser sincero, o telefone é de tirar o fôlego, qualquer telefone, ainda mais se você o usa para a incrível aventura de falar com alguém. Lanterna no particular (e lâmpadas em geral, além de bicicletas especificamente) geram em mim um misto de surpresa, incredulidade e uga uga uga.
Estive no Chile, dia desses e andei no metrô deles. Citei o Chile pra me exibir, não há outra função para a frase. Já o metrô foi pra dizer que essa invenção é arrepiante, como o ônibus, a escada rolante e o arroz doce. Junte a isso o Netflix ou o Spotify e teremos um filósofo de boca aberta diante da inventividade humana.
Eu, que li “O Capital” aos 14, não entendo a bateria de lítio, a torradeira, a geladeira, a panela de pressão e o sorvete de flocos. Na lista das mil maravilhas esquecidas ainda colocaria cofres, cadeados e relógios automáticos. Para registro: palito de fósforo e a caneta BIC também me deixam besta.
O cadarço, que grande passo. Sucrilhos, óculos, clips, isqueiro, prendedor de roupa, fogo, foto, forno. O avião, senhor, como é que isso sai do chão? A buzina, o elevador, o submarino (tanto a coisa que afunda quanto o site de compras onde você, inclusive, pode adquirir um submarino), o whatsAPP, o apartamento, o Durex, o Merthiolate que não arde, a arte, o fim de tarde, o fone de ouvido (com e sem fio), o wi-fi, o carimbo e o cortador de grama.
Fico pasmo com Neosaldina, TV e banho quente. Cama, Nescau, anzol, inocência, piada, clemência, beleza, perdão. Tenho a sensação que vivo cercado de pequenos milagres, de eventos que nos mantém vivos e não vemos, como o ar. De momentos que nos escapam, surpresas como a chuva, o guarda chuva, terra molhada e saudade de gente. Tocamos o impossível todos os dias, estamos diante do imponderável mundo das escovas de dentes, somos uma raça de magos, de mágicos, inventores de viagens em dimensões onde óculos não existem para a minha tristeza, os acho o máximo.
De minha parte, fico maravilhado com tanto e com pouco. Você sabia que se somar 9 vezes na sua máquina de calcular os números 1, 2, 3,4, 5, 6, 7 e 9 o resultado é um monte de 1? Não sei de você, acho tudo muito curioso, muito misterioso, muito fantástico.
Às calculadoras!
CurtirCurtir
Sim, lembrei delas cheio de dúvidas matemáticas. Jamais vou entender o mecanismo. Mas repita 9x (somando) 1, 2 3,4,5,6,7 e 9 você chega no 111111111
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sempre me surpreende… Mariel. Nostalgia… e incredulidade! Juntos e misturados rsrsrs… É milagres acontecem. Também fico pensando… como vivemos tão felizes por tanto tempo… sem nem imaginar quantas coisas veríamos surgir e ficarmos ao menos tempo fascinados e assustados… Naquele tempo… O metrô do Chile.. bom deixa pra lá. Abs.
CurtirCurtir
Bia, fiquei pensando. Entre os milagres humanos, a amizade é o maior de todos. É o que nos aproxima e aproximando, une. O bom é que isso acontece aqui e agora. Abraço pra ti também
CurtirCurtir
Tem razão… a amizade é o maior deles! Que bom que existe e quanto nos faz bem. Abraços meu amigo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Abraço, Bia!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parando para pensar (depois de ler seu ótimo texto), tenho que concordar: tudo o que nos rodeia é quase uma Fantasia. Fantástica ou não, mas Fantasia. Que bom!
CurtirCurtir
Carlos, seu queridão. Bom é você por aqui, tchê. Acho uma fantasia fantástica. E mágica de um todo. Big abraço!
CurtirCurtir
Delícia de texto! Lembrei que os americanos tentavam desenvolver uma caneta que funcionasse no espaço e os russos, ah, os russos, usavam lapis!!!! Beijo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lapis! Como esqueci disso? Ainda bem que temos você. E os russos. Beijo!
CurtirCurtir
A vida é esse fantástico assustar! A barriga que cresce de minha sobrinha trazendo ali, João Miguel. A Ana Alice que começou a dar os primeiros passos. O cão que me reconhece antes mesmo de eu virar a esquina.
Você e seu texto lindo!
Grata tanto!
beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
João, venha com a calma que serena. Ana, caminhe com a alegria que entusiasma. E cão, reconheça (e proteja) minha amiga querida sempre.
CurtirCurtido por 1 pessoa
<3
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é, querido Mariel, alegremo-nos com tantas descobertas e invenções e jamais nos esqueçamos que ainda nos falta tanto. A cura das doenças, a cura da ganância, a cura da solidão. E finalmente, deime-me citar o grande Drummond:
“só resta ao homem
(estará equipado?)
a dificílima dangerosíssima viagem
de si a si mesmo:
pôr o pé no chão
do seu coração
experimentar
colonizar
civilizar
humanizar
o homem
descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de con-viver.”
CurtirCurtir
Minha nossa, o bom e velho druma! Quem precisa de mais? Gol teu, Clau.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Drummond… eterno
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bah, se é
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fantástico o texto. Mais fantástico ainda eu estar aqui na minha casa, de frente pro note, lendo seu emaranhado de coisas mágicas e pensando que a vida é mágica! Somos todos partes dessa magia. Abraço
CurtirCurtir
Artur, queridão. Somos todos mágicos e magia, como você diz e tão bem!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grande abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu acho fantástico os padrões e regularidades da natureza e o comportamento, em determinadas fases, animal. O percurso e a forma das nuvens… É certo que a tecnologia é maravilhosa mas desde que não entre em conflito com o nosso planeta.
CurtirCurtir
Paulo, querido, totalmente em acordo contigo. O planetinha anda bem estranho, graças à nós
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tudo e ainda não somos verdadeiros humanos como deveríamos ser. O que criamos parece esgotar nossa capacidade de civilidade. Teu texto nos tira dos subterrâneos do metrô para a luz dos pensamentos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tudo e ainda não somos verdadeiros humanos como deveríamos ser. O que criamos parece esgotar nossa capacidade de civilidade. Teu texto nos tira dos subterrâneos do metrô para a luz dos pensamentos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Chronosfer, você é um amigo dos bons, desses capaz de ver virtudes onde nem há realmente. Te agradeço, de coração.
CurtirCurtir
Mariel querido,
No dia do escritor eu não poderia deixar de vir te visitar!! Deixar meu carinho e falar da minha grande admiração pelos teus escritos.
Parabéns! Saiba que sou sua fã!
Clau Assi
CurtirCurtir
Nossa, Clau, que emocionante o teu carinho e amizade. Sempre te visito, sabes bem, e continuamente o que escreves chega a mim pela expressão do teu talento. Então essa lembrança num dia tão especial é muito tocante. Agradeço e retribuo a generosidade, combinado? Muito valeu!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Falando em chegar a mim o que escreves… eis ai a prova… Obrigada. Você é muito fofo, Mariel.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por que será que passou um filme na minha cabeça com várias campanhas publicitárias? Lembrei ainda daquela com o cara vestido com uma camisa preta, batendo no peito e cantando a música da Honda; o guaraná Antarctica e os seus famosos comerciais cantando “pipoca e guaraná” e a tia que fazia caretas pra chamar a atenção enquanto o marido atrás todo preocupadão com o sucesso da mulher que no final era comercial de margarina, rsrsrsrs… E uma das mais lindas “Fish”, o som, os peixes-homens em cardume e o homus erectus com sua individualidade, acho sensacional de cabo a rabo.
Beijo, querido! :)
CurtirCurtir
Campanhas publicitárias boas, diga-se, querida. Bom, deixa pensar. Será que é porque a publicidade é, ela mesma, um milagrinho do ocidente? Ou porque o texto nos sugere que as surpresas da vida estão nela mesmo, em vivenciar suas coisas todas? Qualquer que seja a resposta, seu comentário vai para as minhas lembranças do sempre. Beijo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Beijo beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mariel, nesse mundo de hoje o que não é muito misterioso e fantástico!??! Só de acordamos com vida no meio do caos que o mundo virou é intrigante! hehehehe…
Adorei o texto! Pretendo conhece o Chile. rs
HuG!
http://www.andrehotter.com
CurtirCurtir
André, você vai gostar. Com a vantagem de poder citar “estive no Chile” como quem não quer nada. No mais, você tem razão quanto ao mistério fantástico que a vida sempre nos reserva.
CurtirCurtido por 1 pessoa
E muita coisa pode surgir lá na frente em futuro não muito distante,coisas que vão ofuscar o nossos olhos e testar pra se está bom e se não o que faremos?
Bom vamos esperar as novas publicidades chegarem. lol
CurtirCurtir
Seremos o tal museu de velhas novidades, talvez.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade talvez :D
CurtirCurtir
Ou talvez ou verdade. Você vai precisar escolher
CurtirCurtir
A vida é simples, bela e fantástica ,porém, os homens a complicam .Teu texto é muito verdadeiro !
CurtirCurtir
Diria que nós, os humanos, temos uma facilidade grande pra confusão e encrencas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim.
CurtirCurtir
Vou assumir que concordamos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, concordamos !
CurtirCurtir
Oba!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Feliz FDS!
CurtirCurtir
Foi tanto! Você é pé quente com seus pedidos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Folgo em saber disso!
Abraço fraterno !
.
CurtirCurtir
Outro abraço pra ti!
CurtirCurtir
O que me encanta e assusta ao mesmo tempo, é a velocidade com que isso acontece.
Acho que a nossa geração é a que mais teve que se adaptar ao novo nessa jornada de vida. Nascemos quando mal existia a TV e o rádio, e crescemos com uma novidade por dia… E de 25 anos para cá, são muitas mudanças por dia… Haja coração!
Abraço.
CurtirCurtir
Viver é encantadoramente assustador. Alguém já falou que a aventura é tão grande que não saímos vivos dela. Adorável, como vejo. E tu por aqui, então? Bom de viver.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que incrível 😀 fantástico 😊
CurtirCurtir
Jair, agora é oficial: você é um querido
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não acredito que me fez somar nove vezes no celular e ver que o numero não bate ou o meu é diferente, ahhhh, = 1.111.111.101
Mas me diga o que mais observou nessa vida? Percebe que somos plásticos e inertes também? ;)
CurtirCurtir
Não bateu? Somos plasticos, mas a parte do também pode nos salvar. Também não somos plasticos. Vou refazer os calculos
CurtirCurtir
Conseguindo um zero entre os números 1 ja seria algo espetacular, não?
CurtirCurtir
Bah.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Adoro seu modo simples e direto de escrever. Reflito sobre coisas que jamis pensei. A vida nós pede tão pouco… Por que insistimos em complicar???
CurtirCurtir
Pronto. Ganhei o dia, simples e sem complicação assim
CurtirCurtido por 1 pessoa
E eis que, perambulando pelo seu blog, dou de cara com esse achado… <3
Muito bom de ler, me fez rir e ao mesmo tempo pensar nas coisas que também admiro, nos pequenos milagres da vida, como você bem disse… e, caramba! Fantástico! rs
Um abraço, amigo…
CurtirCurtir
Eu fico de cara com tudo que foi, é ou será inventado. É tudo um milagre, simplesmente tudo. Beijo pra ti!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade… pena que não prestamos atenção a muitos deles, né? :) Outro pra ti.
CurtirCurtido por 1 pessoa