Simples

mariel fernandes.pureza.criança.saudade.invenção

Andar de carro é algo que me surpreende. Você parado e a 60 por hora ao mesmo tempo, não é algo? O celular me impressiona também. Pra ser sincero, o telefone é de tirar o fôlego, qualquer telefone, ainda mais se você o usa para a incrível aventura de falar com alguém. Lanterna no particular (e lâmpadas em geral, além de bicicletas especificamente) geram em mim um misto de surpresa, incredulidade e uga uga uga.

Estive no Chile, dia desses e andei no metrô deles. Citei o Chile pra me exibir, não há outra função para a frase. Já o metrô foi pra dizer que essa invenção é arrepiante, como o ônibus, a escada rolante e o arroz doce. Junte a isso o Netflix ou o Spotify e teremos um filósofo de boca aberta diante da inventividade humana.

Eu, que li “O Capital” aos 14, não entendo a bateria de lítio, a torradeira, a geladeira, a panela de pressão e o sorvete de flocos. Na lista das mil maravilhas esquecidas ainda colocaria cofres, cadeados e relógios automáticos. Para registro: palito de fósforo e a caneta BIC também me deixam besta.

O cadarço, que grande passo. Sucrilhos, óculos, clips, isqueiro, prendedor de roupa, fogo, foto, forno. O avião, senhor, como é que isso sai do chão? A buzina, o elevador, o submarino (tanto a coisa que afunda quanto o site de compras onde você, inclusive, pode adquirir um submarino), o whatsAPP, o apartamento, o Durex, o Merthiolate que não arde, a arte, o fim de tarde, o fone de ouvido (com e sem fio), o wi-fi, o carimbo e o cortador de grama.

Fico pasmo com Neosaldina, TV e banho quente. Cama, Nescau, anzol, inocência, piada, clemência, beleza, perdão. Tenho a sensação que vivo cercado de pequenos milagres, de eventos que nos mantém vivos e não vemos, como o ar. De momentos que nos escapam, surpresas como a chuva, o guarda chuva, terra molhada e saudade de gente. Tocamos o impossível todos os dias, estamos diante do imponderável mundo das escovas de dentes, somos uma raça de magos, de mágicos, inventores de viagens em dimensões onde óculos não existem para a minha tristeza, os acho o máximo.

De minha parte, fico maravilhado com tanto e com pouco. Você sabia que se somar 9 vezes na sua máquina de calcular os números 1, 2, 3,4, 5, 6, 7 e 9 o resultado é um monte de 1? Não sei de você, acho tudo muito curioso, muito misterioso, muito fantástico.

 

Publicado por

Mariel

Vale o que está escrito

60 comentários em “Simples”

    1. Sim, lembrei delas cheio de dúvidas matemáticas. Jamais vou entender o mecanismo. Mas repita 9x (somando) 1, 2 3,4,5,6,7 e 9 você chega no 111111111

      Curtido por 1 pessoa

  1. Sempre me surpreende… Mariel. Nostalgia… e incredulidade! Juntos e misturados rsrsrs… É milagres acontecem. Também fico pensando… como vivemos tão felizes por tanto tempo… sem nem imaginar quantas coisas veríamos surgir e ficarmos ao menos tempo fascinados e assustados… Naquele tempo… O metrô do Chile.. bom deixa pra lá. Abs.

    Curtir

    1. Bia, fiquei pensando. Entre os milagres humanos, a amizade é o maior de todos. É o que nos aproxima e aproximando, une. O bom é que isso acontece aqui e agora. Abraço pra ti também

      Curtir

  2. A vida é esse fantástico assustar! A barriga que cresce de minha sobrinha trazendo ali, João Miguel. A Ana Alice que começou a dar os primeiros passos. O cão que me reconhece antes mesmo de eu virar a esquina.
    Você e seu texto lindo!

    Grata tanto!
    beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pois é, querido Mariel, alegremo-nos com tantas descobertas e invenções e jamais nos esqueçamos que ainda nos falta tanto. A cura das doenças, a cura da ganância, a cura da solidão. E finalmente, deime-me citar o grande Drummond:

    “só resta ao homem
    (estará equipado?)
    a dificílima dangerosíssima viagem
    de si a si mesmo:
    pôr o pé no chão
    do seu coração
    experimentar
    colonizar
    civilizar
    humanizar
    o homem
    descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
    a perene, insuspeitada alegria
    de con-viver.”

    Curtir

  4. Fantástico o texto. Mais fantástico ainda eu estar aqui na minha casa, de frente pro note, lendo seu emaranhado de coisas mágicas e pensando que a vida é mágica! Somos todos partes dessa magia. Abraço

    Curtir

  5. Eu acho fantástico os padrões e regularidades da natureza e o comportamento, em determinadas fases, animal. O percurso e a forma das nuvens… É certo que a tecnologia é maravilhosa mas desde que não entre em conflito com o nosso planeta.

    Curtir

  6. Tudo e ainda não somos verdadeiros humanos como deveríamos ser. O que criamos parece esgotar nossa capacidade de civilidade. Teu texto nos tira dos subterrâneos do metrô para a luz dos pensamentos.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Tudo e ainda não somos verdadeiros humanos como deveríamos ser. O que criamos parece esgotar nossa capacidade de civilidade. Teu texto nos tira dos subterrâneos do metrô para a luz dos pensamentos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Chronosfer, você é um amigo dos bons, desses capaz de ver virtudes onde nem há realmente. Te agradeço, de coração.

      Curtir

  8. Mariel querido,
    No dia do escritor eu não poderia deixar de vir te visitar!! Deixar meu carinho e falar da minha grande admiração pelos teus escritos.
    Parabéns! Saiba que sou sua fã!

    Clau Assi

    Curtir

    1. Nossa, Clau, que emocionante o teu carinho e amizade. Sempre te visito, sabes bem, e continuamente o que escreves chega a mim pela expressão do teu talento. Então essa lembrança num dia tão especial é muito tocante. Agradeço e retribuo a generosidade, combinado? Muito valeu!

      Curtido por 1 pessoa

  9. Por que será que passou um filme na minha cabeça com várias campanhas publicitárias? Lembrei ainda daquela com o cara vestido com uma camisa preta, batendo no peito e cantando a música da Honda; o guaraná Antarctica e os seus famosos comerciais cantando “pipoca e guaraná” e a tia que fazia caretas pra chamar a atenção enquanto o marido atrás todo preocupadão com o sucesso da mulher que no final era comercial de margarina, rsrsrsrs… E uma das mais lindas “Fish”, o som, os peixes-homens em cardume e o homus erectus com sua individualidade, acho sensacional de cabo a rabo.
    Beijo, querido! :)

    Curtir

    1. Campanhas publicitárias boas, diga-se, querida. Bom, deixa pensar. Será que é porque a publicidade é, ela mesma, um milagrinho do ocidente? Ou porque o texto nos sugere que as surpresas da vida estão nela mesmo, em vivenciar suas coisas todas? Qualquer que seja a resposta, seu comentário vai para as minhas lembranças do sempre. Beijo.

      Curtido por 1 pessoa

    1. André, você vai gostar. Com a vantagem de poder citar “estive no Chile” como quem não quer nada. No mais, você tem razão quanto ao mistério fantástico que a vida sempre nos reserva.

      Curtido por 1 pessoa

  10. E muita coisa pode surgir lá na frente em futuro não muito distante,coisas que vão ofuscar o nossos olhos e testar pra se está bom e se não o que faremos?
    Bom vamos esperar as novas publicidades chegarem. lol

    Curtir

  11. O que me encanta e assusta ao mesmo tempo, é a velocidade com que isso acontece.
    Acho que a nossa geração é a que mais teve que se adaptar ao novo nessa jornada de vida. Nascemos quando mal existia a TV e o rádio, e crescemos com uma novidade por dia… E de 25 anos para cá, são muitas mudanças por dia… Haja coração!
    Abraço.

    Curtir

    1. Viver é encantadoramente assustador. Alguém já falou que a aventura é tão grande que não saímos vivos dela. Adorável, como vejo. E tu por aqui, então? Bom de viver.

      Curtido por 1 pessoa

  12. Não acredito que me fez somar nove vezes no celular e ver que o numero não bate ou o meu é diferente, ahhhh, = 1.111.111.101
    Mas me diga o que mais observou nessa vida? Percebe que somos plásticos e inertes também? ;)

    Curtir

    1. Não bateu? Somos plasticos, mas a parte do também pode nos salvar. Também não somos plasticos. Vou refazer os calculos

      Curtir

  13. Adoro seu modo simples e direto de escrever. Reflito sobre coisas que jamis pensei. A vida nós pede tão pouco… Por que insistimos em complicar???

    Curtir

  14. E eis que, perambulando pelo seu blog, dou de cara com esse achado… <3

    Muito bom de ler, me fez rir e ao mesmo tempo pensar nas coisas que também admiro, nos pequenos milagres da vida, como você bem disse… e, caramba! Fantástico! rs

    Um abraço, amigo…

    Curtir

Os comentários estão encerrados.