Tudo acaba em vida

Se não forem saltitantes, itinerantes e ávidas,que graça teriam as coisas havidas? É urgente que o nosso tempo aqui seja vívido, bem vivido, impávido colosso, (que emprestei do hino). Que tenha histórias pra contar a essa gente que duvida do poder da caminhada, do cheiro de terra molhada, do pão de queijo quentinho, de Romeu e Julieta, da existência do Opala, das reticências, das estrelas onde moram as fadas, que é possível gostar de subidas ou que o amor é tudo que não revida.

Habitar no morno é viver em uma sala escura, cheio de perdões a receber e colecionando dívidas. Adote uma polêmica, espalhe perguntas, pise na grama, cometa erros históricos, divirta-se, divida-se, divida. Almas são pipas de Deus, como poderiam se perder do amar ou dele estar à deriva? Portanto, aos razoáveis, o consenso, o previsível,as respostas do Google, o clima de Curitiba. Aos inconformados, os tombos e suas cicatrizes, suas glórias desconhecidas, seu momento mais pleno, a confiança restaurada e a alma revivida. Estamos diante de nós e da nossa humanidade. Nossos sonhos nos olham na esperança de se tornarem irresistíveis. Escuta Sartre: a humanidade inteira nos mira para definir sobre si mesma. Salte, ame, inspire, reforme. Acalme, ultrapasse, chame, venha, parta, realce, faça, peça, negue, cale ou diga. Que nada nem ninguém seja menor do que a vida.

Publicado por

Mariel

Vale o que está escrito

60 comentários em “Tudo acaba em vida”

  1. Outro dia o mesmo verso em comentário, que é do Fernando Brant em “Conversando no bar”: Morri a cada dia dos dias que eu vivi”, sempre atual e denso sem ser névoa.

    Curtir

  2. Mariel, meu amigo… quero esta vida plena… onde faço e refaço o que precisar… Vivo pra sentir e ser feliz… Vivendo e aprendendo. Sempre descubro maneiras lindas de se viver feliz com todas as inquietudes internas que trazemos dentro de nós em seus textos. Parabéns! Abs.

    Curtir

  3. Saber viver é uma arte que bem poucos dominam. Muitos (a maioria) passam pela vida sem absorvê-la de fato. Outros, a assimilam tal qual veneno mortal. Eu decidi que quero viver plenamente com muita leveza na alma. E com o coração sorridente. Mesmo nos momentos mais tensos. Em minha visão, sempre temos a opção, a escolha. Eu escolhi ser feliz independente do que se apresente no caminho. E ler seus textos maravilhosos, foi uma das escolhas que fiz. Grata amigo!

    Curtir

    1. Roseli, querida, só vi agora teu comentário, me perdoa. Muito concordo contigo e tenho um compromisso contra a mesmice em mim. Espero, de verdade, que a nossa amizade mantenha teu coração sorridente. Grato eu, por ti.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Mariel não tenho o que perdoar. A vida da gente é corrida mesmo e nem sempre conseguimos colocar nossas leituras em dia nos blogues amigos. De qualquer forma, feliz em receber sua mensagem. Está vendo só? Já abri um sorrisão! ()

        Curtido por 1 pessoa

  4. Eu planejava copiar um trecho e compartilhar em rede social. Mas, no decorrer da leitura, senti que cada palavra caminhava tão próxima do que penso e tenho tentado viver, que preciso compartilhar o post todo, no final das contas. Obrigada pelo prazer da leitura.

    Curtir

    1. Francine, às vezes é uma alegria comovida. Noutras tem uma fúria, como a vida. Há outras mais intensas, em que como a vida. O ponto é que em partes ou não, compartilhar é o que fazem as as almas amigas, hum?

      Curtido por 1 pessoa

    2. Eu consegui (com bastante dificuldade) eleger uma frase preferida dentre tantas incríveis:

      …”Nossos sonhos nos olham na esperança de se tornarem irresistíveis”… (Mariel Fernandes)

      Show, né? 😊
      Abs

      Curtido por 2 pessoas

      1. Não sei quem é você. Então agradeço assim, no geral, querendo te dizer, no particular, o quanto agradeço o carinho.

        Curtir

  5. A muitos que vivem em cidades grandes não sabe o “cheiro de terra molhada, do pão de queijo quentinho, de Romeu e Julieta”,precisamos viver isso e muitos outros momentos bons,e nuitos estão longe ou nem passa perto,temos uma vida né nom?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Super é, Vive. Alguém me falou ou li, não sei, que a vida não é feita das horas que passam, mas das lembranças que ficam. Um carinho pra ti.

      Curtir

  6. Bonjour
    C’est mon ami
    L’ordinateur qui vas de cœur en cœur
    Grace aux petits mots d’amitié
    Qu’ils lui sont confiés

    Il est venu me demander
    Si je n’avais pas un cœur à honorer
    Je lui ai remis ce petit message
    Qu’il vienne le déposer sur ta page
    Même si tu habites dans le lointain

    Je sais qu’il en trouvera le chemin

    Bonne Année 2017

    Passe une très belle journée ou soirée avec ta famille à table , en ballade ou autre

    Si tu as quelques petits rayons de soleil dans la semaine profite de ceux-ci

    Gros bisous Bernard

    Curtir

    1. Bonjour
      C’est mon ami
      L’ordinateur qui vas de cœur en cœur
      Grace aux petits mots d’amitié
      Qu’ils lui sont confiés

      Il est venu me demander
      Si je n’avais pas un cœur à honorer
      Je lui ai remis ce petit message
      Qu’il vienne le déposer sur ta page
      Même si tu habites dans le lointain

      Je sais qu’il en trouvera le chemin

      Bonne Année 2017

      Passe une très belle journée ou soirée avec ta famille à table , en ballade ou autre

      Si tu as quelques petits rayons de soleil dans la semaine profite de ceux-ci

      Curtir

  7. Penso que precisamos colocar pra fora o que surge de nossos camarins de criação. Ainda estou caminhando e ler os seus textos me (re)animaram. Que a brincadeira com as palavras e os pensamentos continuem, particularmente, gosto disso. Um abraço!

    Curtir

    1. Estamos sempre caminhando, não? Espero muito que sim. As palavras são uma coisa, sabe? Quando invocam, exigem publicação ou ficam rodeando, rodeando, rodeando. Melhor continuarmos. Vamos?

      Curtido por 1 pessoa

  8. OI Mariel, estou querendo reblogar, se não se importar… Seus textos me encantam, me trazem paz e alívio à alma. Grata querido.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.