Te escrevo aqui, na parte rasa da noite, onde Chico canta o que há de lindo em uma separação finalmente compreendida em sua necessidade básica de ir. “Preciso não dormir até se consumar o tempo da gente” é uma aceitação da insônia que vai reger a passagem das horas. Não serão momentos fáceis, alerta o poeta de olhos de mar, como Betânia o chama. Afinal será preciso conduzir “um tempo de te amar, te amando devagar e urgentemente”. Devagar para viver o que falta. Urgentemente para superar o que sobra.
Buarque é um alquimista capaz de transformar dor em ouro, o que exige um certo cuidado com os seus ditos. Afinal, podemos achar reluzente o que dói, passando a andar por aí expondo chagas, como fazem os pedintes nos sinais de trânsito. No fundo, o que eles desejam não são as moedas, mas sua retirada do invisível onde faz frio, além do fim do exílio, que os leva para longe de si mesmos.
No entanto, é preciso ter em mente uma coisa muito importante: se tudo der certo, muita coisa vai dar errado na vida da gente, afetos inclusos. Por pequenos ciúmes, grandes defeitos, projeções diversas, posses disfarçadas de cuidado, medos à granel, covardia no atacado, chatice pura e simples ou fadiga de material. Além disso, teremos distâncias, incoerências, impedimentos variados, burrice crônica, dependência ou distração abandonante. O amor navega em águas profundas, é um lugar isolado como o Tibet: dá um trabalhão para chegar, pode fazer um frio danado e você tem que pedir autorização pra China, que nem sempre está de bom humor.
Por isso, quando Chico diz que coisas como “pretendo descobrir no último momento um tempo que refaz o que desfez”, algo se alerta em mim. Afinal, ninguém que deseja mesmo fazer algo se declara um pretendente. Veja o Luther King e o seu famoso “eu tenho um sonho”. Ele não disse “pretendo ter um sonho” porque nada acontece no tempo do pretendendo. É um território árido, preguiçoso e sem graça, onde tudo nasce no gerúndio. O amor é algo que zarpa, cruza, abarca, parte, inspira, vai, fica, explica, constrói, fortifica, imobiliza, movimenta, é farol que desorienta. Artesanato imperfeito, alegria em construção, amor exige fronteira clara entre o que é você e o que há no outro: amor não é comunhão, é comodato, se dá na troca entre iguais. Amor é uma porção individual, uma festa no interior, um silêncio em conversação. Acho que era isso que me incomodava em Todo Sentimento. Eu a ouvia como algo que não era, daí a impossibilidade de compreensão. Todo sentimento não algo sobre o amor, é algo sobre o amor reconhecido em seu começo, respeitado em seus meios e liberado em seu fim.
Belo, belíssimo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ana, que alegria tua visita! Grato pelo carinho.
CurtirCurtir
Perfeito! Águas turbulentas e maravilhosas… bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bia, querida. Te receber torna as águas mais tranquilas. Tudo bem contigo?
CurtirCurtir
“…é preciso ter em mente uma coisa muito importante: se tudo der certo, muita coisa vai dar errado na vida da gente, afetos inclusos.”
Se tudo der certo… Perfeito!! “Living la vida”!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Living, living! Valeu, Silvia!
CurtirCurtir
Lindo!
Perfeição do sentimento.
CurtirCurtir
Dito pela mãe mais veloz do wordpress, é mais do que um elogio. Gratoooooo!
CurtirCurtir
Maravilhoso
CurtirCurtir
maravilhoso é ter a companhia de tanta gente legal como você. Super domingo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Síntome honrada. Muito obrigado, meu companheiro
¡Feliz domingo!
CurtirCurtir
Querida
CurtirCurtido por 1 pessoa
💚
CurtirCurtir
Um ecológico coração
CurtirCurtido por 1 pessoa
Jajajaja verde esperanza
CurtirCurtir
sempre verde e sempre esperaça
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como sempre…uma excelente divagação nas palavras certas!
CurtirCurtir
Como sempre, como é bom ter amigos como você aí, de além-mar. Grato, grato, grato.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Simplesmente PERFEITO!!! Não me lembro de ter lido algo tão magistralmente poético, verdadeiro e profundo! Meus parabéns meu amigo! Me emocionou! Meus aplausos para você e o povo que te inspira a escrever tão bem! Muito obrigada por compartilhar essa poesia sobre o amor e a vida! Amei!
CurtirCurtir
Cris, você é big entusiasmante e o teu comentário tem o efeito de um bom café: anima que só ele. Grato, de coração. O domingo está ganho!
CurtirCurtir
Mariel, o seu talento chega a ser comovente. Diante da qualidade das suas crônicas, fico até sem saber o que dizer.
CurtirCurtir
Luiz, querido meu. Às vezes, como diz o Chico, a gente só precisa de um tempo de construir o tempo das delicadezas. Muito grato pelo carinho do comentário. Big domingo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um domingo colorado para você, Mariel.
CurtirCurtir
Durou 2 minutos e meio a nossa liderança. Mas foi bom. Vamos buscar de novo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtir
Grato por essa alegria
CurtirCurtir
Opa………parabéns pelo post…….e bem vindo de volta………haehaheha………..
CurtirCurtir
Eba!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Meu caro, eu gostava imenso de Chico. Hoje ele me faz bocejar. Gostava do que dizia e de seu sorriso vagabundo. De sua voz pouca e de seu violão em acordes. Amava o que me dizia e a maneira como se aninhava em mim. Todo o sentimento é uma música que me calava, não na voz dele, na voz de outra cantora, ainda menor em notas, mas muito maior em toque.
O tempo que desfaz e a partida caso tudo termine. Eu prefiro que alguém reconheça que passou o momento e a história chegou ao fim, mas que não se desfaça do que viveu porque o amor não é feito de um único olhar. Não se desencanta.
Amei vossa crônica, meu caro, um alento nessa manhã de domingo.
bacio
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lunna, querida. Tempos estranhos esses que vivemos, não? Chico é um baita músico, mesmo com o pouco que tem de voz. Talvez, não sei se é o caso, o bocejo seja por conta de questões paralelas, para ficar na obra dele. Para que sejamos justos, o que ele diz é sobre o tempo “que refaz o que desfez”. Mas olhando a música de perto, tenho a mesma sensação que você. Teu comentário animou minha (já ensolarada) manhã de domingo. Beijo, guria!
CurtirCurtir
O amor não dá um trabalhão não, a paixão é que dá! O amor flui em uma dimensão mais suave, que liberta e trabalha pelo coletivo. A paixão faz o ego mergulhar nas águas profundas tentando achar o que não pra ser achado, mas sim sentido. E faz buscar fora o que deveria estar dentro. A paixão “está”, o amor “é”…
Trabalhão dá se manter na ponta do brasileirão, parabéns amigo colorado! Pelo suave retorno, pela brilhante crônica de sempre e enfim, pela presença que fala por si só.
Grande abraço da terra da cerveja :-)
CurtirCurtir
Juliano, meu mochileiro querido. Sabe que não havia me ocorrido comparar o amor com a paixão? Também acho que são coisas diferentes, mas permaneço entendendo que o amor dá um trabalhão sim. E por que? Porque ele não vem pronto e acabado, não é um zapt, um passe de mágica. Exige paciência, longas discussões com o ego, desapego, consciência dos nossos limitantes. Então, com uma dose generosa de sorte, talvez seja possível uma olhadela nesse sentimento tão exaltado, principalmente de um modo romântico. A vista do meu ponto me conta que amor e amar é ocupação artesã e chegar aos entalhes perfeitos exige anos de prática, até que a gente possa admirar a peça pronta e até pensar que pode ter sido fácil chegar naquele resultado. Quanto ao Inter, está de onde nunca deveria ter saído, tu imaginas o orguho e alegria que estou sentindo. Mandei whats para todos os gremistas. Afinal, o Inter em primeiro e paixão podem ter algo em comum: o risco de ser muito rápido. Super abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O gerúndio é um “ando”, um “endo”, enquanto o particípio é um “ido”. Um, procastina, o outro dá a coisa toda como consumada. Os dois tolhem. O senhor, como sempre, meu caríssimo e sempre atento Mariel, o percebe, o cita, aponta. Então. Então. Ante o exposto, confesso-lhe: presente do indicativo, prefiro. Aprendi isto com Caetano, Manuel e Miguel. Meus cachorros queridos. Os dois primeiros já mortos e no reino espiritual dos cães. O último, ativo, vivo, comendo as placas dianteiras dos carros aqui de casa e sempre me olhando com um olhar “pidoncho”, do agora, do momento. Presente do indicativo, Mariel, é minha receita para o momento. Eu…quero. Eu…me fodo. Mas fodo agora e sempre querendo. Eita, “querendo” é o que mesmo? Qual o tempo verbal? Importa não. Amigo Mariel, nosso emissário nas terras sulistas Del Rey, continuamos! Eu e tu. E isso faz toda a diferença! Abraço apertado de vosso amigo de terras mais ao norte.
CurtirCurtir
Bah, guri, que texto bom de ler. É daqueles que se toma uma chirrua (é do teu tempo?), se joga bulita (jogaste) ou se aposta uma carrera (que não é o que todo mundo tá pensando) e se ri muito durante. Tu sabes que aprecio o Chico, não tanto quanto o Inter, que também é vermelho que dá gosto. O que tenho feito, ultimamente, é afinado o olhar pras cosa, como se diz no Rio Grande, de onde parece que nos conhecemos. Aliás “alguém” é um pseudônimo típico dos programas de rádio am (adoraria ter feito um), aqueles de aconselhamentos fajutos. Quanto aos cães, infelizmente já perdi a Ronca, a Evve e a Chica, uma pastora, outra Gold e uma daquelas com mil pintinhas, isso, Dálmata. Agora temos a Buddy, a Shamballa e a Clara, que são duas pastoras e uma Labradora que adora correr em busca da bolinha perdida. Adorei tua carta, guri ou guria, tipo no presente do indicativo. Tri abraço!
CurtirCurtir
Gostei! Saí como anônimo e não como corintiano alado. No mais, abraço.
CurtirCurtir
Poderia apostar que era você. Abraço!!
CurtirCurtir
Mais outro…
CurtirCurtir
Você está mais pra único
CurtirCurtir
Muy lindo y cierto, Mariel!! Abrazo grande… 😃😃🌟
CurtirCurtir
Gracias. abrazo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Con gusto!! Graciaaas… 😃😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mariel, ler seu texto agora, após um tempo longe, é uma benção! Sempre um prazer te ler amigo! Volte mais vezes!
CurtirCurtir
Voltarei sempre, Roseli! É um big, hiper, mega super prazer também!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O fenômeno da Transferência faz parte da vida de todo ser humano. É irreprimível.
A transferência atualiza a realidade inconsciente! Digamos então que todo sentimento é um nó m a r a v i l h o s o… Bjs Bjs
CurtirCurtir
Senhoras e senhores, com a palavra a nossa faschion Philosopher. Anotem!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Só você… <3 Bjs Bjs
CurtirCurtir
Né?
CurtirCurtido por 1 pessoa
A canção, embora ame Chico e me deixo levar sempre pela voz quase sem sempre, prefiro na voz de Betania. É quase minha alma a falar.
Suas palavras foi um grito em mim. Bah, eu devia ter escrito isso….
CurtirCurtir
Mariana, talentosa e querida amiga. Se você tivesse escrito isso, Chico iria se emocionar.
CurtirCurtir
Que lindeza! Você já leu Rubem Alves? Acho que iria gostar muito!
CurtirCurtir
Acho que li Rubens menos do que ele merece. O que li, vale muito. Grato pela lembrança: hoje mesmo vou conversar com ele pelos livros.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimo post !
CurtirCurtir
Vi, caiste no span e só vi agora teu comentário. Grato, sempre.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não se preocupe pois isso acontece de vez em quando ! Feliz e tranquilo FDS!
CurtirCurtir
Nossa… sem palavras pra medir o quanto gostei das tuas palavras aqui, depois de tanto tempo sem escrever coisa alguma, preciso ler algumas coisas pra achar de volta as palavras certas em alguns lugares sejam eles certos ou errados…
com certeza voltarei para ler mais…
CurtirCurtir
Salve John! Deixe as palavras encontrarem você e o encontro vai ser inevitavelmente bom. Diga pra nós o que há pra ser dito: precisamos muito do que você traz. Vou lá, ver o que há. Um hiper abraço. Volte quando quiser.
CurtirCurtir
Queria muito escrever um comentário lírico sobre o que acabei de ler. No entanto, não posso, pois estou tão tocada que será impossível. Essa música representa o meu ideal de relações e o que você escreveu sobre o meu amor, ah, meu querido, cravou fundo aqui. Grande abraço.
CurtirCurtir
Fran, (olha que intimidade), desconfio muito que não escrevo, só descrevo o que vejo. Está tudo ali, na rua, na reação de alguém, no motorista de taxi, nas canções. E eu aqui, olhando tudo e contando o que vejo. O que me deixa, mesmo, feliz, é encontrar pessoas como você e isso é o indescritível da vida. Um big abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu ouvia anteontem essa canção pq parei numa playlist do Chico já faz mais de um mês. Não havia reparado na letra, mas acho que na melodia, sim, e também no ” todo” do título que causa forte impressão na hora; no entanto, agora, plausível explicação. É mais um motivo pra ficar nessa canção deglutindo bem. Lindo texto!
CurtirCurtir
Que querida, você. É uma letra incrível, cheia de pequenas coisas não ditas. Adorei tua visita e adorei te visitar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que texto lindo..mexeu…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fazia tempo que você não aparecia. Fiquei feliz com a visita. Abraço grandão, tchê!
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Se tudo der certo, muita coisa vai dar errado na vida da gente”. Antônio Callado escreveu a peça a Revolta da Cachaça. Em dado momento, Ambrósio, o protagoonista, relembra um seu conhecido, o Umbandinha, ator negro de pontas, nunca um astro. Bem, o Umbandinha desconfiava de tudo, do destino, do karma, de Deus. E se alguém dizia: Pô, tá tudo bem…, ou, a coisa vai dar certo…, ele rebatia, atônito: Cala a boca! Alguém pode estar ouvindo!!! Um pouco como a desconfiança clássica dos chineses quanto ao fado, obsessão também compartilhada por nordestinos, dos quais descendo. Daí que o trecho do teu texto me pegou de jeito. Tem nada a ver eu sei, mas fazer o que, eu sou meio besta mesmo. Abraços mil.
CurtirCurtir
Corintiano, fui ver o Inter ontem. 1×1, um jogo burocrático de times reservas e com agendas diferentes. Antônio Callado tem muito a dizer, com o perdão da má piada e fazer parte de um raciocínio ou lembrança que o envolvam é um elogio não merecido, nós dois sabemos disso. Mas seu elogio é sempre bem-vindo, não posso negar. E é melhor, muito melhor, do que silêncios inexplicáveis. Tem nada a ver com você, eu sei. Também sou meio besta. Baita abraço.
CurtirCurtir
Make a more new posts please :)
Sanny
CurtirCurtir
Ok, thanks!
CurtirCurtir
Ok, buddy!
CurtirCurtir
Sanny, thank you!
CurtirCurtir
A cada viagem, aporto e aqueço.
Que lindo! Essa canção…
Obrigada por compartilhar suas impressões, Mariel!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Anna, Todo Sentimento deveria ser enquadrada e exposta todo dia nas melhores salas do mundo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade absoluta, Mariel! Linda mesmo. Um hino. 😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Querida
CurtirCurtir