
“ Quero cada vez mais aprender a ver como belo aquilo que é necessário nas coisas. Não quero fazer guerra ao que é feio. Não quero acusar, não quero nem mesmo acusar os acusadores. Que minha única negação seja desviar o olhar! E, tudo somado e em suma: quero ser, algum dia, apenas alguém que diz Sim! ” ( Nietzsche )
Às vezes os filósofos (e seus leitores) nos colocam em nosso devido lugar, o que pode não ser confortável, mas sempre é bem-vindo. O que ele escreveu ali em cima certamente é o resultado de conclusões pessoais sobre onde se quer estar, quais são os desejos dessa experiência e o que se espera obter como resultado. Talvez ele estivesse se dirigindo aos sócios do clube dos perfeitos, uma sociedade onipresente, moralista e ranzinza na qual entro e saio várias vezes. Escrever à quatro mãos é tão inesperado quanto encontrar esse trecho do filósofo. Alguém que deseje aprender a ver o belo naquilo que é necessário tem o meu respeito. Tento o mesmo, ainda que necessário possa mudar profundamente de alma para alma. De qualquer forma, estamos nisso juntos, escrevendo a vida sem fazer guerra ao que é feio, mesmo que com isso muito do bonito possa se perder, é um risco cujo arbítrio é de foro íntimo. Viver sem acusar, nem mesmo aos acusadores pode ser confortável para assediadores, invasivos ou distraídos de si. Mas é algo que indica que se alguns dias exigem desviar o olhar, há outros nos quais precisamos apontar o dedo. É claro que sendo pessoais as perspectivas, são intransferíveis os pontos de vista e tudo que acreditamos como bom, belo ou justo. É o barato da existência e o que nos distingue. É a nossa essência, com tudo que nos redime. São as nossa diferenças aproximando ou separando você de mim. Mas uma coisa é certa: como Nietzsche, estou sempre torcendo pelo glorioso dia do sim.
O presente de hoje vem de um artista de rua, que mostra que as coisas têm sua beleza e que é preciso um tempo para descobrir isso.
Encontrar o equilíbrio em tudo é a grande sacada dessa nossa existência. Nem sempre conseguimos mas temos de continuar tentando. Ótima semana pra você amigo!
CurtirCurtir
Perfeito, é tênue, frágil e delicado o caminho. O fato é que precisamos segui-lo. Super semana!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Viver sem acusar, nem mesmo aos acusadores” Adorei sua reflexão 💗
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom você aqui! A reflexão é e Nietzsche e me chegou como um carinho organizador. Por isso reafirmo: foi escrito a 4 mãos, não é um sonho isso? Super semana.
CurtirCurtir
O dia há de chegar. Torço para isso.
Delicadeza é que chama?
Abraço
CurtirCurtir
Chegará o dia do sim. Delicadamente afirmativo
CurtirCurtir
Nietzsche, um grande pensador, que nos faz pensar.
Eu penso: “Ama o simples ato de amar
serás amado por o fazer
se com o coração agires
terás o eterno ato do prazer.”
CurtirCurtido por 1 pessoa
Temos um poema filosófico. Ou uma filosofia poética. Os dois são bons demais.
CurtirCurtir