Re(pouso)

No Pequeno Príncipe há uma frase que sempre me alerta quanto escrevo: “palavras são fontes maus entendidos”. Por isso, procuro sempre pela exata, a que não deixe dúvidas, a que defina (precisa e artesã) o que preciso descrever. O processo é assimétrico. Reescrevo, me aborreço, tento e canso até que me venha a definitiva, o que nem sempre acontece. Hoje no fim de tarde algo urgente me levou ao texto de ontem. De coração apertado também pela ida do Boechat, passo o texto em revista. As letras mal respiram e as frases perfiladas tremem nas pernas. O que disseram, sussurraram entre crases, o que sugeriram, o que trouxeram? Que mensagem guardam, engravidadas da expressão que precisam parir?

Será deixei nascer palavras como ressentimento, julgamento, mágoa, acusação, distanciamento, soberba ou qualquer outra que não seja eu amo você? Interroguei vírgulas, todas disseram eu amo você. Coloquei aspas contra parede e só ouvi “eu amo você”. Assustei reticências e eu amo você era tudo o que sabiam… Gritei com pontos finais, que repetiam eu amo você, na pluralidade de todos os teus pontos. O que digo precisa expressar eu amo você para que reflita a verdade e ganhe o direito à festa, à esperança, a semelhança, ao fim das distâncias e a comemoração dos reencontros. Para que seja força, vetor, saída e companhia nas caminhadas. Para que surja ninho, para que reflita carinho e inspire compreensão. Essencialmente de si, especialmente do outro e redimindo a nós mesmos pela existência da amizade e do amor ali inspirado.

O presente de hoje, tirando o “pra” de sempre, é com Zélia e Nelson, dois craques mostrando (e dizendo do jeito exato) do que todo amor é feito com a amizade de alicerce. Uma frase perfeita? Cuba é uma ilha cercada de te amar por todos os lados.

Anúncios

5 Replies to “Re(pouso)”

  1. Que delícia ler-te! A alusão ao Pequeno Príncipe me remeteu ao livro que li e reli infinitas vezes.
    Quanto à Zélia?! Só suspiro!

    Curtir

Estou adotando comentários. Deixe o seu aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: