Em Matrix, um filme que adoro até a segunda montagem, Morpheu é um herói resiliente, que não descansará até que Mr. Anderson se torne poderoso, despertando de seu sonho de plástico e conduzindo a humanidade de volta a si mesma. As cenas da libertação da mente de Neo (novo?) são lindas, intensas, acordando aquele ser para o que há de humano, belo e justo em sua essência. É a parir desse sonho que milagres se confirmam, a nossa atuação como construtores da realidade ganha palco e tudo abre caminhos para a descoberta e a expressão do amor. A intolerância nos levou King, mas manteve intacto seu sonho e sua ação por liberdade. Freud estudou sonhos profundamente. Sábios são chamados para decifrar sonhos e seus significados. Funcionou no Egito contra as grandes pestes, está nas escrituras, lendas e crenças de muitos. Num dos sonhos que tive, só a alma que amo poderia me ver. Afirmava a ela exatamente algo como “não se preocupe, só você pode me ver”, como quem se deixa enxergar, vê e é visto no pleno que alcançam. É algo recorrente esse sonho e esse sonhar. É algo que torna o itinerário itinerante, abre portas, pula muros e vai pra estrada que nos leva pra gente.

Anúncios

12 respostas para ‘Morpheu

  1. O universo onírico me encanta, por várias razões. Jung mergulhou profundamente neles, não?
    Chegou a ler meu e-book? Interferências do Sonar? É sobre eles. Inteirinho 😜
    Achei seu sonho muuuuito intrigante. E não é assim? Não vemos por inteiro, na sua essência, aqueles e o que amamos profundamente? Bom pra pensar.
    Até!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Matrix me incomodou um bocadito justamente pela idéia de sono coletivo e um sonho impossível. Não ao acaso temos Morpheu enquanto personagem a tentar despertar Neo. Acho que prefiro a revista de Pessoa. rs

    bacio caro mio

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sempre vi o filme Matrix como uma história sobre o amor. Foi assim q fiz a leitura.
    Estranhei um pouco o nome do personagem, pq Morpheu sempre foi p mim unicamente o deus do sono. Eu dizia: vou para os braços de Morpheu. Até amanhã. Rsrs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Esse é o encanto de uma boa obra, o poder de ser vista por muitos filtros e pontos. Matrix é, também, um filme sobre amor e encontros. Sempre digo que vou para os braços dele. Acho que o nome do personagem é uma alusão sobre estar num mundo de sonhos falsos. Morpheu nos desperta para sonhos verdadeiros.

      Curtir

Estou adotando comentários. Deixe o seu aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.