As linhas melódicas do fado fazem fronteira com a melancolia. Conta, com ou sem letra, como a tristeza canta. Veja, não conheço nada sobre essas lindas canções, falo da impressão que me causam. Talvez seja a sonoridade da guitarra portuguesa. Ela me lembra um choro, um chorinho, a chuva tilintando no telhado. A vida não se faz de fatos, viver é ao lado, é de segunda a sábado e nos domingos, mais afagos e fados. É o tempo passando, desgarrado do calendário e cercado de pequenas dissonâncias. Reencontros, mãos seduzindo, almas celebradas, o amor possuindo, a fada possuída, a vida encantada. Talvez não fale, de fato, de um fado, que tem em sua pauta o tom das distâncias. Há nele o sentimento da falta, senão da alegria, com certeza da companhia desejada e da voz que te encaminha o riso. Reverbera em ti assim a espera? Te parecem assim os dias? É impressão minha ou eles são mesmo enormes, sonolentos e inchados? Seria ali que adormecem os fados? Quem sabe. “Quem sabe sabes, como encontrar-me num viés de olhares e neles o rondar de um afeto profundo e fundo. Desses capazes de abrir pontes e descobrir passagens secretas, conquistando entradas, ruelas, esquinas. Avançando em pontos e montes, tudo como nunca antes. Quem sabe seja um sonho, que sabe seja um fado. Quem sabe tu sabes e ensinas aos capitães das marés e os destemidos dos mares como possuir ilhas fora dos mapas. Quem sabe tu sabes que o mar é o destino dos barcos e amar é quando o pleno te toca e te abre as portas de Sagres”
O fado é p ser cantado como fado. Quando levam a letra p outra roupa musical não veste bem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não sei se entendi. Tem quem desvirtue, é isso?
CurtirCurtir
Sim.
Um exemplo: https://youtu.be/BgQeJ6BqRLI
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eita.
CurtirCurtir
Como sou eu que financio o seu soldo para dormir precisei tomar bromazepam.
Desejo sinceramente que vocês não durmam nunca, que suas noites sejam recheadas em pesadelos atrozes.
PREJUÍZO AMPLO, GERAL E IRRESTRITO! ESTA É A NOSSA REVOLUÇÃO SILENCIOSA E IMPLACÁVEL.
CurtirCurtir
Estamos todos muitos tristes, Gustavo. Muito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Narrativa poética para mim. Mas além disso tudo o que escreveste, cada qual tem seu fado.🤗
CurtirCurtir
Achei poéticas algumas partes do seu texto. Mas além disso, cada qual tem seu fado. Abraço ♾
CurtirCurtir
Cada qual tem, você tem toda a razão. O meu está em processo de escolha.
CurtirCurtir
Fado fatalidade…não, as minhas células não apreciam…
Fado destino…sim, fazendo por o conquistar todos os dias! Mas sabendo que a surpresa pode estar em cada esquina!
O fado que deu titulo ao post…poético nas palavras, mas um pouco difícil no entender!
(esta já não é a melhor hora para os meus neurónios, confesso…)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ouvindo de longe, o fado me parece algo melancólico, ainda que seja lindo. Pelo que entendi há fado fatalidade, mais dramático. E o fado destino, que seria? Nada como saber de quem conhece o tema
CurtirCurtir
Acho que não me expliquei bem…culpa dos neurónios e de algum cansaço…
Esclarecendo: eu não percebo nada de fado!
O que fiz foi utilizar as palavras homónimas “fado” como canção, e “fado” no sentido de destino
Ao primeiro chamei “fado melancólico”, porque realmente não aprecio aquele fado mais clássico, triste, muito melancólico, pesado, da desgraça…
E ao segundo chamei “fado destino”, porque o significado da palavra “fado” é destino. Por isso escrevi “fazendo por o conquistar todos os dias! Mas sabendo que a surpresa pode estar em cada esquina!”
Será que agora me expliquei?
CurtirCurtir
Agora entendi, mas a falta de neurônios fica por minha conta. Acho, vou pesquisar porque não sei ao certo, que fado como destino não existe no português brasileiro. Ou, pelo menos, não há no meu vocabulário limitado. Mas nada como um fado para prolongar uma conversa boa
CurtirCurtir
Estamos sempre a aprender, seja com uma simples palavra, seja com a forma como as devemos expressar a fim de serem melhor entendidas pelos outros.
Desejo uma boa Páscoa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você é uma querida, Dulce
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, agora entendi. É que acho que no Brasil não há (não tenho lá muita certeza) o entendimento linguístico de fado como destino, só como fado mesmo. Se existe na lingua (vou pesquisar), não é muito usual a aplicação. Nada como um fado para nos fazer falar.
CurtirCurtir
Ainda vou morar num fado
CurtirCurtido por 2 pessoas
A vista vai ser deslumbrante
CurtirCurtido por 1 pessoa