Conversas difíceis

Conversas fáceis são, deixe ver, fáceis. É o ponto de encontro, a opinião a favor do teu ponto de vista, a ação aceita como razoável, o inimigo comum, pequenas oposições, muita simpatia, claque ao teu lado.

Conversas difíceis são mais, deixa ver, difíceis. Ardem, apontam, desmontam, tensionam. É o agir desautorizado, o gesto magoante, o certo questionado, o semblante fechado, auditório contra.

Então você conhece alguém em quem confia num ponto de tamanha construção de de afeto que as conversas difíceis continuam difíceis, mas são mais fáceis. A receita disso? Tire a moral, a certeza, se afaste do senso, abra mão disso, livre-se do normal. Então põe na mesa a tua alma crua, se exponha ao risco, à despedida, à tristeza, a decisão que precisa ser tomada. Basta exilar o que há de teu, desatar o que há de nós da alma aos ossos. Conversas difíceis entre os que se amam continuam difíceis. Mas é muito melhor sofrer em dó menor do que você sofrer calado, ensina Chico. E a conversa é o não dito na passarela: tem beleza, mesmo que vejamos uma celulite na perna de quem desfila.

Conversas difíceis são um marco. Definem no vestiário o resultado do jogo. Pode ser derrota, pode ser dignidade, não pode ser qualquer coisa, precisa dignificar o tanto que já existe. Se mesmo assim as temos, se não as tememos, se a tremedeira vem mas você olha o medo na cara, isso é o o andar de cima das conversas. O palco some, a torcida silencia, somos nós em nosso horário nobre, é o afeto dito e feito em rede nacional.

Conversas difíceis, quando claras, iluminam a rua, os rumos, a origem e o destino. Tê-las é um merecimento, um alcance, o gol a um palmo do centroavante. É quase reza, é benzedura, é um prezo pelo outro que se quer ver feliz, que se quer bem, que se ama, que se considera quase mesmo uma parte de si, quando não a melhor parte. Ou porque caminhou tanto junto, ou porque não foi possível que caminhasse, mesmo que isso fosse o desejo. Penso que essas conversas sejam um tipo de bondade, uma forma de oração. É quando contamos dos medos que carregamos sozinhos, abrimos o pacote de sobressaltos, olhamos o tamanho da montanha, e entendemos que seja o que seja, nunca mais andaremos sozinhos.

Publicado por

Mariel

Vale o que está escrito

12 comentários em “Conversas difíceis”

  1. Uma conversa difícil é um momento muito delicado. Um campo minado. Em algumas situações, ou participantes envolvidos, é melhor não arriscar, não vai solucionar. Ou há uma solução temporária.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Conversa difícil muitas vezes necessárias… sempre… abrem novos caminhos… constroem pontes… ou criam muros. De um jeito ou de outro… vida que segue. Abraços. Bom final de semana.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que visita boa e que comentário gentil! Como vocês estão se saindo aí no deserto? Gostaram? Grande viagem, grande viagem!

      Curtir

  3. A conversa difícil se torna fácil ,quando dentro do contexto ha afinidade, cuja verdade seja o principal enredo. Ai fica livre de julgamentos e os fatos minimizam,pois a verdade é um excelente condutor. A mentira torna tudo mais doloso. Você arrasa Muriel😘

    Curtido por 1 pessoa

      1. Quero ter a metade de suas inspirações. Você dá aula..😍😍 to recomeçando,tudo ainda é muito complexo, mas sou feita de resistência e não vou desistir. Te adoro, bjs

        Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão encerrados.