Amarelo

Não é lindo como a passagem das coisas pinta o tempo de amarelo? O nome da cor é a menor poesia existente e um resumo genial do que nos acontece. Amarelo é uma mistura e uma união. Trata-se da soma entre amar e criar elo, estabelecendo laços, daí sua beleza e capacidade de chamar atenção. Parece que é o tom da alegria, algo que ascende nos amantes e os acende em afetos, delicadezas e risos fáceis. Viva, entusiasta, cheia de si, é girassol e o próprio astro em nossa imaginação. Qual característica tua merece um destaque em amarelo? Acho que é a capacidade de encantar pelo acolhimento amoroso, você e os seus carinhos que abraçam a alma. Que adotam árvores, batizam praças, fazem do sempre um até, que vão e vem. Que cada vez que vais, parte de mim um pedaço amarelo e solto do dia. Quando vens, é a festa do retorno, um pulo feliz no que criamos de infinito e simples. Nossa humanidade se troca numa permuta permanente, afetando o que vemos, orientando de onde viemos, mapeando onde estamos e construindo para onde vamos. No fim das contas, as cores de tudo que dão forma ao que temos estarão num quadro bonito. Será gostoso apreciar, mas não esqueça: isso será sempre uma pequena parte da obra toda. ***

118 comentários

  1. O texto está em uma caixa de diálogo, não sei se é a sua intenção mesmo, mas só consegui ler, passando o mouse em cima das palavras.
    De qualquer forma, é lindo! Me lembrou Leminski: amar é um elo entre o azul e o amarelo…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não sou uma criatura solar e sempre acho que a luz do sol me cega. Sei que e necessário, mas sou da noite, das sombras. Das formas e fôrmas misturados sendo tudo uma mesma coisa. Mas deu até para sentir a face dourada dos prédios da rua onde moro ao ler-te.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Lunna noturna. Não tinha pensado nisso, mas acho que sou bicho diurno. Prefiro estar em casa a noite, isso desde filhote. Ni fim, formas e fôrmas se misturam. Que alegria solar tua presença me traz

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sou de ficar maais em casa,ainda mais nesta epoca,mais ainda.Mas acho que sou mais como a Lunna,mais da noite.Apesar que aprecio o Sol e tudo o que ele ilumina,tanto na paisagem,quanto dentro de casa.E de um tempo para cá tenho me sentido melhor em dias claros,abertos,ensolarados,do que em dias fechados,mas mesmo assim,acho que tambem sou da noite.Mas nem por isso deixo de curtir a variedade de cores.Não sei se é porque com a morte há poucos anos de uma pessoa querida na família que tenho sentido mais vontade ainda pela variedade de cores.Dentro de mim estou em luto,mesmo usando qualquer cor.Aliás,não lembro agora,mas tem um ou mais países,que usam o branco para o luto,não é?

        Curtido por 1 pessoa

          1. Aqui normalmente a gente usa o preto,chora,mas tem outra ou outras,não sei bem como é,como são,que usam o branco,e também as pessoas dançam,não sei bem se cantam,também.É uma outra cultura,tradição,e está tudo certo.Eu quis dizer que por dentro posso estar chorando a morte,a saudade de outra pessoa,mesmo usando azul,a que estou agora.Bem,acho que isso depende do que a pessoa sente.Se ela quer usar o preto,tudo certo,também.No velório e na missa de sétimo dia usei o preto.Também não tenho muitas roupas pretas para usar o tempo todo.Também acho que não tenho vontade.

            Curtido por 2 pessoas

          2. Mas eu sei que o preto emagrece,deixa a pessoa elegante,também afasta energias ruins.Não é só para o luto.Mas também podemos ficar elegantes com outras cores também,além do preto.Depende da roupa,da nossa atitude,modo como estamos com nosso corpo,nosso estado de espírito.Acho que tudo isso faz com que fiquemos mais elegantes ou mais informais,tanto com preto,amarelo,azul,vermelho,qualquer cor.

            Curtido por 2 pessoas

          3. Olha,tenho mais blusas brancas,que uso em casa,no dia a dia.Nada a ver com a cor,é que são as blusas que fico mais em casa,e por acaso são brancas.Então,pela outra tradição,usaria mais o luto com estas blusas brancas.Mas não é sempre,agora estou em casa com uma roupa azul.Eu não sei bem,já vi na tv mas nunca parei para pesquisar,acho que são nos enterros,velórios,que eles usam branco,dançam,não sei direito.Taí,se vc quiser pesquisar.

            Curtido por 2 pessoas

  3. Maravilhoso Mariel!
    O outro dia estive a estudar a fundo esta cor – simbolismo, sensações e emoções transmitidas. Adorei o que o Mariel disse, nunca tinha visto dessa forma – Amar(elo). Excelente brincar com palavras que assentam muito bem nesta belíssima cor.
    Um abraço.

    Curtido por 3 pessoas

  4. Lindo!Lindo!Lindo!Eu,ao longo da vida tive preferências por algumas cores e com cada uma passei vários anos,na preferência.Quando criança,preferia o verde,tudo que escolhia era com verde,até bonecas com vestidos verdes.Depois minha preferência foi para o vermelho.E de um tempo para cá,estou com a preferência no amarelo.Mas desde a época do vermelho,não tem dadopara adotar a cor em tudo,fui crescendo e nem tudo deu para ser da mesma cor mas,no que posso escolher,vai a cor da preferência.Mas eu gosto de todas as cores.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Só gosto menos de rosa e azul bebê.Eu gosto,só que menos.Em relação ao rosa e ao azul,gosto mais dos tons mais fortes e mais diferentes,dessas cores.Acho que ao longo do tempo foram aparecendo tons do rosa e do azul mais diferentes,e fui me animando mais.Não sei bem os nomes desses tons,mas gosto mais,são mais variados.Como falei antes,amo todas as cores.Aliás,do tom amarelo ovo,também gosto mais ou menos,dependendo de onde tenha este tom,acho mais ou menos bonito.Não é que eu não goste,só que gosto mais ou menos,gosto mais dos tons mais vibrantes,do amarelo.Rosas amarelas são lindas.

    Curtido por 1 pessoa

      1. E também gosto de programas sobre construção e mesmo gostando,me irrita um pouco que os programas estrangeiros usam basicamente o branco,o cinza e o preto nas paredes,nos armários e nas fachadas das casas e outras cores ele colocam só em almofadas,talvez panelas,potes.Tudo bem,branco,cinza e preto deixam as casas mais chiques,mas me irrita que casa após casa eles decoram basicamente com estas cores.E as outras?Aí vêm os decoradores brasileiros e já usam,várias vezes,amarelo,vermelho,azul,verde,nas paredes,rosa também,ou uma ou algumas dessas cores ou fazem uma mistura de cores que pode ser ousado mas na minha opinião fica bom,até fica chique.Não sei,por estes programas,parece que o brasileiro ousa mais nas cores que os estrangeiros,ou então é o estilo de cada país,não sei.Mas somos de uma terra que já foi do Niemeyer,vários outros excelentes nessa área da construção,e ainda temos,os novos arquitetos.Não que nos outros países também não tenham tido arquitetos importantes mas pelos programas de construção,com os atuais profissionais dessa área,parece que somos mais ousados e inventivos que os estrangeiros.E sei lá,não sei se é por causa dessa época,mas acho que estou tendo uma necessidade ao contrário,estou precisando de mais cores,fico irritada quando não encontro gente nos programas usando e ousando nas cores,nas roupas,nas decorações.Sei que o momento não está feliz,talvez seja por isso que minha mente está buscando por cores.Que as pessoas lembrem que existe o amarelo,o vermelho,o azul,o verde,o rosa,o lilás,o creme,o laranja,o roxo,o marrom,o dourado,o prateado,além do branco,cinza,preto.

        Curtido por 2 pessoas

      1. Já tem um bom tempo que é o amarelo.Não sei se vai ficar,porque por um bom tempo foi o vermelho e por outro bom tempo foi o verde.Por enquanto é o amarelo.Até hoje não tive uma cor preferida desde quando nasci até agora.Foram fases.Não sei se a preferida vai ser a amarela até o fim dos dias ou se ainda vai mudar.Repetindo,por enquanto é o amarelo.Mas continuo gostando demais do vermelho,do verde,do azul mais forte e de tons mais vibrantes,rosa a mesma coisa e também gosto de todas as outras cores.Mas o amarelo tem vencido.

        Curtido por 2 pessoas

          1. Tem um tom de azul do céu que acho lindo,o mais lindo de todas as tonalidades de azul do céu que já vi.Eu achava que fosse o azul translúcido,mas não sei se é,não.Eu não sei qual é o nome do tom do azul do cêu que me encanta mais mas tentando explicar,não sei se vou conseguir,é um azul mais claro,mas ao mesmo tempo é um tom vibrante,não é um claro apagado,não.Talvez seja próximo ao azul piscina,azul turqueza.Acho que esses nomes não seriam exatamente apropriados para o tom de azul do céu que mais me encanta.Não é aquele azul bem escuro,de quando está bem limpo o céu,com muito calor e Sol forte,não.Também acho bonito esse tom de azul no céu mas o que mais me encanta é esse outro que falei,um azul bem mais claro,mas é bem vibrante,não é tipo azul bebê,não.É um tom diferente.

            Curtido por 1 pessoa

          2. Mas no geral,você gosta do azul,todos os tons do azul?”Tirando o céu”,falando só da cor,gosto do azul piscina,azul turqueza,que acho que é mais escuro um pouco que o azul piscina,também gosto dos mais escuros como azul marinho,azul petróleo.

            Curtido por 1 pessoa

  6. Eu também gosto muito da cor preta,mas não sou do tipo de pessoa que só usa preto,não.Até hoje,que eu me lembre,só tive vontade de me vestir toda de preto um ou dois dias,ou em caso de morte.Mas eu entendo que a cor preta em roupa emagrece e é elegante.Repito,eu também gosto muito da cor preta,embora eu prefira a variação de cores.Apesar que as roupas que tenho para ficar em casa,no dia a dia,são mais para brancas mas às vezes vario as cores.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Mas se você souber me dizer,não estou entendendo o Dalcides,que eu me lembre,ele já usou mais vezes camisas vermelhas,azuis escuros e claros,além do preto.Mas de um tempo para cá ele vem se vestindo todo de preto,do pescoço aos pés.Eu até pensei que fosse luto pelos mortos da COVID-19 mas acho que não porque,muito raramente ele coloca vermelho ou azul,mas tem sido muito raramente.Agora,quase sempre ele está todo de preto.Raramente também ele veste uma camisa com um detalhe vermelho ou uma bainha branca.Mas isso também muito raramente.Aliás,o que tem se tornado muito frequente é ele com blazer e camisa pretos.Nem tem usado tanto só camisa preta,agora quase sempre tem sido blazer e camisa por baixo pretos.Tenho reparado que depois da pandemia ele tem aparecido todos os dias,tirando sábado e domingo.Antes da pandemia ele não aparecia todos os dias não.Mas o que tem me intrigado é porque ele passou a adotar esse estilo de roupa toda preta,do pescoço aos pés.Se fosse luto,acho que ele não apareceria muito raramente com outras cores.Mas às vezes aparece.Mas quase sempre é preto.Então não me parece ser luto,se não seria sempre,sem mudar de cor,nem raramente.Minha avó,por exemplo,quando meu avô morreu,ela só se vestiu de preto por muito tempo.Depois de muito tempo,ela passou a usar branco e preto juntos na roupa.Mas no caso do Dalcides de vez em quando ele coloca uma cor diferente do preto.Então não me parece ser luto.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Depois volto,amigo.Mas não se preocupe em procurar entender,não.Eu pensei que vc soubesse mas não precisa esquentar a cabeça com isso,não.Relaxe.Outro dia ele até estava com uma camiza azul,debaixo do blazer preto.Eu até brinquei aqui em casa que a roupa dele devia estar lavando,para ele ter colocado uma camisa azul.Ou seja,de vez em quando varia a cor mas nos últimos tempos tem sido raro.Depois te explico melhor sobre o Dalcides,se vc quiser conhecer ele e o programa.Talvez vc até encontre ele com uma cor diferente.

        Curtido por 1 pessoa

  8. Mas eu acho que ele já tem todo o respeito,elegância para variar as cores,além de outras cores também ficarem bem nele e ele não parecer mais gordo,não,com outras cores.Ele não usava só preto,que eu me lembre,quando o conheci,pelos programas que ele faz,na Rede Vida!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olha,desculpe em dividir meu comentário em vários comentários.Achei que se fosse um ficaria grande demais e talvez não desse para ressaltar vários pontos dessa questão.Já que estamos falando de cores,aproveitei para falar sobre isso,que tem um tempo que está me encucando.Eu sei que o mais importante são as orações,as mensagens,do que a roupa dele mas,para mim,que assisto ao programa,ainda mais nessa época tão sombria,tem ficado mais difícil de assistir,exatamente por me dar uma sensação mais sombria,na roupa dele.As próprias imagens de Jesus,dos santos e de Maria geralmente têm mais cores,a não ser santos que foram religiosos e já usavam essas roupas.Mas aí não me incomodo,os padres,freiras já têm nas roupas o preto.E tem até padre que aparece na tv com outras cores,hoje em dia,além de preto.Mas o Dalcides não é mais padre e ele não foi sempre assim e ele de vez em quando usa outra cor e não é por questão de dinheiro que ele tem que estar sempre com as mesmas roupas,mesmo sabendo que quem tem dinheiro e é consciente também economiza mas o Dalcides precisa economizar tanto nas roupas e adotar um padrão,só roupa preta,para não gastar?

    Curtido por 2 pessoas

  10. Acho que se eu soubesse exatamente o porquê dele estar quase todos os dias apresentado os programas vestido de preto do pescoço aos pés,acho que ficaria mais tranquila.Como já falei,ainda mais nesta época tão sombria da pandemia,me dá mais tristeza ver o Dalcides assim.

    Curtido por 2 pessoas

  11. Não sou racista,nada disso.Gosto de todas as cores e acho o preto lindo mas para mim não funciona muito ver o Dalcides quase sempre em todos os programas dele com a mesma roupa,sem entender o porquê dele ter adotado isso,já que antes ele variava mais as cores e a roupa.Então,amigo,se você souber me explicar isso,acho que conseguirei ver os programas dele com mais tranquilidade.Lembrando que raramente ele coloca um vermelho,um azul na roupa.Mas tem sido muito raro isso.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Desculpe a demora,não foi por mal,não.O Dalcides apresenta três programas,durante a semana.Sábado não tem e na madrugada de domingo para segunda tem reprise,de qualquer dia,qualquer mês.De segunda a sexta tem os inéditos.Antes da pandemia tinha mais reprises,durante a semana também.Quando chegou a pandemia,tem sido inédito,nos dias úteis.São três,3 horários,mas dois têm o mesmo nome.Então às 11:15 e às 16:15,se não me engano nos minutos,ele apresenta “Escolhas da Vida”.A 00:00 hora,ele apresenta o “Conta Comigo”.Esses programas que o Dalcides apresenta são na Rede Vida,um canal católico.Tv aberta.Aqui,como é tv por assinatura,mesmo sendo a Rede Vida um canal aberto,é na numeração da operadora.Aí para vc eu não sei qual é o número desse canal.

        Curtido por 2 pessoas

          1. Mas isso por mim tudo bem,ele encontrou um caminho com a jornalista,pediu para deixar a batina mas continua orientando,rezando,fazendo o bem,mas não faz mais as coisas como padre,nos programas,às vezes tem padre,junto com ele.Ele pede a bênção ao padre,pede para o padre abençoar.Acho tudo isso ok.

            Curtido por 2 pessoas

      2. O Dalcides já foi padre e largou a batina para se casar com a jornalista Mariana Godoy.Mas ele pediu permissão no Vaticano para deixar de ser padre para ficar com ela.Se lembro bem,isso foi em 2004.Eles estão felizes juntos até hoje,graças a Deus.Ela tem um filho,de um relaconamento antigo.Que eu saiba,ele não tem filho nenhum,nem com ela,nem com ninguém.Pelo que sei,os três se dão bem.Então é isso que sei.

        Curtido por 2 pessoas

Estou adotando comentários. Deixe o seu aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.