Silvo

Canto do Povo de um Lugar (link aqui e ali na lateral) é uma observação macia. Fala de rotinas, de inícios, meios e fins. De recomeços. De certeza sobre a constância das mudanças. De humildade diante do inevitável que é isso. De alegria pela descoberta que consagra a vida. Tudo isso em 3 estrofes e algumas notas musicais. Apesar de não ser interprete, fiz uma leitura da canção do Caetano. Abri um pouco os tempos, ritmei de um jeito parecido mas nem tanto e ficou um rascunho que gosto. Tem um cachorro no backing vocal, umas semitonadas, mas no todo um ok carinhoso. A música me sugere cordas, um coral sutil, condução de contra-baixo acústico. É quase uma prece, pra mim. Se trata de algo singelo. Você escuta enquanto caminha ou está em uma rede, quem sabe um balanço. Quem compôs a melodia parecia observar o povo de um lugar, usando o genérico da localização para dentro de cada um. Ao comentar o dia a dia desses seres que povoam “um lugar”, o baiano fala de integração e inocência. É uma lembrança boa, um suspiro de alivio, um picolé de chocolate, a mão que encontra outra mão e as duas se querem bem.

Também é uma oração esses bichinhos, que beijam as flores. Capazes de parar no ar e impossível de serem trancafiados em cativeiro, são uma expressão de leveza e comunhão. Dizem que ver um beija-flor é sinal de afeto e tudo nele me encanta. Faz tempo que não os vejo e anda frio para visitas. Onde ficam no inverso? Será que migram? Será que dormem em ninhos secretos?

Gosto de te-los por perto, sapequando no ar e sapecando beijos certeiros. Quando for verão, virão com certeza. Eles são a alma do povo de um lugar.

***

Autor: mariel

" Não quero viver comigo tempos mortos ". Essa tal de Simone, ela não é uma coisa?

4 comentários em “Silvo”

  1. Um cachorro, um bem-te-vi no backing vocal e um canário, talvez chapinha (sou péssimo ornitólogo)… só sei que esta produção musical me soou como um acalanto meu caro amigo! Um afago que chega aos ouvidos, massageia o coração e no final nos faz buscar no ar, bem fundo, o cheiro da calmaria. Gostei foi demais da conta, sô! Parabéns Mariel…um forte abraço!

    Curtido por 2 pessoas

Estou adotando comentários. Deixe o seu aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.