
É como ver um pedaço do cosmos e lá, meu lugar guardado. Porque há, penso. E se penso, existe. Ao ver essa paisagem, ao meu lado estava Einstein e a sua teoria do tempo relativo a explicar os movimentos universais. Os pontos de fuga, o espaço curvo, a influência dos astros na configuração do que? Do cosmos, ora. Então me senti profundamente grato por te procurar. Porque tempo não é a medição da velocidade de um deslocamento, da energia necessária para efetivar o movimento e mesmo da quantidade de segundos exigidos na empreitada. Tempo, assim, não seria uma medida, mas o lugar onde guardamos nossas coisas, as experienciamos e as modificamos no processo. Depois disso, colocamos o resultado desse contato onde? No cosmos, ora. Voltava para casa, entre pensativo e melancólico. Fui buscando a alegria de um encontro. Retornei me distanciando da frustração que o desencontro causa. Li algo da Martha Madeiros que dizia mais ou menos isso, olha que interessante.
Viajar é um ato de desaparecimento
Na verdade, a frase é de um escritor dos EUA, chamado Paul Theroux. Martha o usou para justamente se contrapor a afirmação. A escritora acha que é ao viajar que a sua essência aparece, você se torna um você mais legitimo e pleno. Ao ir ao teu encontro, lembrei como gosto de estrada. De parar para uma foto como a que trouxe aqui. De andar em uma velocidade maior do que estou acostumado. De cantar enquanto dirijo. Chegar sem hora. Ou nem chegar, apenas ir. Por isso, diferente de Paul ou Martha, acho que viajar é um ato de coragem. Corre-se riscos como não encontrar o esperado. Do tempo não ser aquele. Do dito não ser ouvido. Das coisas serem o que são. Mas também é possível dar de cara com um momento como o dessa foto, onde o tempo está num modo off gigantesco. A imensidão do lugar diminui qualquer coisa. Solidão, pressa, alegria, certezas, alívios, discursos ou ele mesmo, o grande, majestoso e imponente tempo. A nuvem e a rocha que habita a nuvem convivem sem urgências ou qualquer sinal do definitivo. Estão ali e agora porque seu tempo é agora e ali. Não se procuram, apenas compartilham seus instantes de existência.
Viagens ensinaram a Ulisses os caminhos para volta à Itaca. Ele não era infeliz na Ilha de Calipso. Mas feliz, isso não era. É o que o cosmos nos cobra pelo show que nos apresenta: que sejamos as pessoas certas para um certo lugar, prontos para sermos a pessoa certa, na hora certa e em seu lugar. Estar distante do que se quer não é o contrário de certo. Não se trata de uma luta entre o correto e o errado. Nem é uma luta. É a necessidade de se fazer algo, o seu próprio algo, à respeito de alguma coisa cuja feitura se transforme em propósito. E o que é o propósito? É você ocupar seu lugar no cosmos, ora. E para isso, é essencial viajar. (sempre e muito)
Mensagem bem apropriada para o fim de um ano como este.
Boa passagem de ano e um novo ano melhor, Mariel.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um ano inteiro de solavancos, hum? Mas gosto de repetir que mar calmo não faz bom marinheiro. Super ano!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por acaso, eu tb o repetiria, só por um ponto muito positivo que tive. Para tê-lo atravessaria-o de novo. Aliás, nem fui q tive. Isso é amor.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olha que legal isso. Meu motivo é dos bons tbem. Que alegria esse teu comentário me trouxe
CurtirCurtir
Por tudo isso, você tem que levar a mala, o mais leve possível, e ir em busca daquele amor que nos espera no final da viagem. Excelente redação. Uma verdadeira descoberta da magia que o cosmos contém.
Desejo a você um feliz ano.
O melhor para você em 2021
Manuel Angel
CurtirCurtido por 1 pessoa
Leveza é um conselho sempre bem-vindo. Pessoalmente, acredito em amor durante a viagem. Muito, muito grato pelo carinho e profundidade do comentário. Um belo ano pra você, querido.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Desejo-lhe também o melhor do melhor Mariel. Espero continuar curtindo seu blog como estou fazendo agora.
Aos doze, um grande abraço e direi Feliz Ano Novo.
CurtirCurtir
Eu vou continuar curtindo o seu, com toda a certeza. Um super 2021 nos espera.
CurtirCurtir
Viajei…
Feliz Ano Novo 💞
CurtirCurtido por 1 pessoa
Feliz ano novo. Obrigado, de coração, pela companhia. Boas viagens.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ai viajar que saudade!
É sempre bom conhecer lugares e gente nova!
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também estou saudoso. Adoro viajar
CurtirCurtir